Quadro-negro, giz, apagador – o que esses objetos tem em comum? Foram por muitos anos ferramentas importantes dentro do espaço educativo no processo de ensino-aprendizagem.
Hoje, porém, atendendo as mudanças da nova clientela que temos em nossas salas de aula é preciso buscar novas ferramentas a fim de dinamizar nosso fazer pedagógico.
O computador e o uso da internet por meio deste é sem sombra de dúvidas uma ferramenta importantíssima para que isso ocorra. Não há limites para o que possamos buscar em um simples clique no mouse do computador.
Informações importantes e curiosidades diversas a cerca de conteúdos de História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e tantas outras disciplinas contidas na internet despertam no alunado o prazer da pesquisa e da descoberta. Despertam o prazer de partilhar essas descobertas com os colegas e professores.
Para estimular essa busca autônoma do conhecimento por parte do seu alunado é preciso que o professor abandone a postura de detentor do saber e mostre a este que também aprende com ele. Içami Tiba em seu livro Ensinar Aprendendo destaca que ao assumir a postura de aprendiz o professor tende a ganhar o respeito e consideração de seu aluno.
O grande ganho disso é a participação ativa dos alunos em seu processo educativo, é ajudá-los a conhecer seus limites e transpô-los. É ajudá-los a filtrar o que lêem tornado-os sujeitos críticos que transformam os informações obtidas em conhecimento próprio.



0 comentários:
Postar um comentário