17:21

Efeito borboleta


Quem me ensina é a Wikipédia: "Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo".
Essa explicação básica me leva a pensar no que tem acontecido aqui em Natal que anda lá sentido os efeitos do bater das asas de sua borboleta-mor. Refiro-me em especial ao caos que se instalou na educação norte-riograndense, a saber, escolas sem merenda, estruturas precrárias e o pior de tudo sem educadores. Na verdade nem sei se faz diferença eles estarem dentro ou fora de sala de aula. Mas não é sobre isso que quero falar hoje. Quero tão somente falar que se a situação já estava ruim pra educação antes agora então nem se fala. De um lado educadores descompromissados que se sentem desvalorizados e de outro uma secretária municipal de educação que além de não fazer nada para reverter essa situação ainda contribui para agravá-la. Desde que as asas de nossa borboleta começaram a ruflar (e houve quem entre estes encorajasse esse bater de suas asas) ninguém sabe mais soube como é que a SME funciona. Aliás ninguém sabe se quer se esta funciona. Delega-se a pessoas despreparadas a responsabilidade de departamentos tão delicados, como a Educação Infantil. E se você se perde na EI meu filho, não pense que irá se encontrar no último ano do ensino fundamental. Voam borboletas, criam-se tufões. Estou no meio desse caos e pra falar a verdade tenho medo do que pode acontecer daqui pra frente.
Mas, para ser justa, a Wikipidia continua explicando que o efeito borboleta "se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta".
É isso então minha gente formato é formato...